sexta-feira, 30 de março de 2012

Arquitetura Sustentável

                         Arquitetura Sustentável, é um processo em  permanente evolução que enfoca estratégias inovadoras e tecnologias para melhorar a qualidade de vida cotidiana, sua abordagem envolve principalmente: diretrizes projetuais formais e espaciais ; eficiência energética na construção e sua manutenção; aproveitamento de estruturas pré-existentes; uso de materiais ecologicamente corretos; e planejamento territorial envolvendo a proteção de contornos naturais.

                   Esse movimento surgiu no final da década de 2000 e concentra-se na criação de uma harmonia entre a obra final, o seu processo de construção e o meio ambiente. Pretende evitar em cada um dos passos agressões desnecessárias para o ambiente, optimizando processos de construção, reduzindo os resíduos resultantes, e diminuindo os consumos energéticos do edifício. Tem ainda como objectivo que a construção atinja um nível de conforto térmico e de qualidade do ar.

                   O projeto de um edifício sustentável deve prever a redução no consumo de águae uma gestão inteligente deste recurso, através de tecnologias de reúso da água, utilização das águas pluviais e equipamentos de redução de consumo tais como torneiras e chuveiros com temporizadores ou sensores.
                   Um aspecto já tradicional da arquitetura sustentável é o o aquecimento solar da água.
                        
                   São considerados materiais ecológicos(eco-eficientes) aqueles produzidos com menor impacto no meio-ambiente. Entre os utilizados na construção sustentável pode-se citar: blocos de terra comprimida, o adobe, tintas sem componentes voláteis tóxicos, materiais reciclados, madeira certificada ou de curto ciclo de renovação, tijolo ecológico, entre outros.

                  Os materiais regionais são priorizados na construção sustentável, pois reduzem o percurso de transporte e emissão de gás carbônico da queima do combustível e priorizam o desenvolvimento do comércio/indústria regional.

 
                  Em meio a tantas mudanças ,o homem finalmente é levado a reavaliar seus valores.Por isso construir de modo sustentável  deixa de ser uma utopia e,torna-se uma necessidade de formação de caráter de cidadãos,pois ao conviver com um predio diferenciado,o homem aprende a importância do uso consciente dos recursos, onde o próprio prédio passa a ser educador ,garantindo a absorção do significado carregado para o resto da vida.









Nenhum comentário:

Postar um comentário